Dicas Práticas de Gestão para Escritórios de Advocacia

Para que um escritório de advocacia cresça como empresa e se torne referência no mercado em que atua, a gestão financeira é fundamental. Porém, para torná-lo sólido e expandi-lo, apenas os conhecimentos jurídicos não bastam. Será necessário também ter uma veia empreendedora para aprender a controlar os recursos financeiros.

Mas não se preocupe, pois isso não é algo tão complicado quanto você possa imaginar e fica ainda mais fácil com as dicas listadas abaixo.

Planejar é preciso

Se queremos que algo saia do jeito que imaginamos e que isso gere o resultado esperado, precisamos nos planejar. Especifique o seu objetivo principal e comece a traçar metas para alcançá-lo. Ponha na ponta do lápis todo o investimento que será necessário para criar o seu escritório e também para fazer a manutenção dele.

Faça uma estimativa de quanto será necessário para cada setor: atendimento, marketing, capital de giro e outros. Você deve pensar no curto, médio e longo prazo.

Não tente abraçar tudo, delegue funções

Se você pode pagar por uma pessoa que entende melhor do assunto, então essa pode ser a decisão mais sensata. É muito melhor ter alguém que se dedique exclusivamente à gestão financeira do seu escritório. Dessa forma, você também pode se dedicar mais a outras coisas que o façam crescer como profissional, como cursos e congressos.

Porém, tenha o cuidado de analisar todas as finanças sempre. Lembre-se de que o escritório é seu e estar sempre de olho nesse setor é uma necessidade. Aprenda a delegar e crie verdadeiros empreendedores corporativos.

Análises periódicas

Vamos supor que você tenha feito um grande investimento em um projeto de marketing para atrair mais clientes. Como é possível saber se isso está te dando retorno e você conseguiu alcançar o objetivo esperado? Fazendo uma análise periódica.

Verificar as contas, saber qual setor precisa de mais recursos e qual está consumindo mais do que deveria é algo imprescindível para o crescimento do seu escritório. De tempos em tempos é necessário conferir se o dinheiro está sendo investido de maneira coerente.

Uma boa equipe de advogados correspondentes é importante

Já pensou na possibilidade de ter advogados correspondentes trabalhando com você? Esse profissional é uma excelente opção para reduzir os custos do seu escritório. Digamos que um determinado processo exija o seu deslocamento para outra cidade. Isso gera custos com passagens, hospedagem, alimentação, transporte dentro da cidade e outros.

Você pode contratar um advogado correspondente na cidade em questão e delegar essa parte do processo para que ele o conclua. O gasto com esse profissional sairá muito menor e você ainda pode aproveitar esse tempo para cuidar de outras demandas.

Reserva financeira

Se você é uma pessoa financeiramente equilibrada, deve ter uma reserva financeira para um momento de emergência em suas despesas pessoais. Fazer o mesmo pelo seu escritório é mais uma forma de cuidar bem dele, evitando que imprevistos possam prejudicá-lo.

Várias coisas podem acontecer, como um cliente que gerava lucros constantes sair ou mesmo um pagamento que estava sendo esperado não ser efetuado. O seu negócio precisa estar preparado para suportar esses contratempos sem gerar instabilidade.

× WhatsApp